Como cantar afinado

Tempo de leitura:
aprenda a cantar afinado

Como cantar afinado: aprenda a cantar com consciência

Muitos acreditam que cantar afinado é uma sensação, mas afinação é um dos parâmetros mais bem definidos da música.

As melodias que entoamos são compostas por notas musicais com duração definida. A afinação diz respeito a executar acuradamente uma nota musical, com um limiar de desvio muito bem delimitado.

Notas musicais são frequências sonoras

As frequências sonoras, definidas em Hertz (Hz), tornam a definição das notas ainda mais precisa, permitindo delimitar exatamente cada desvio que obtemos, definindo se estamos realmente afinados. Há vários softwares que fazem essa aferição.

Mas por que tanta gente insiste em achar que “parecem” estar desafinadas?

Isso ocorre porque há uma falha no ensino do canto. Muita gente foca na técnica, mas esquece do conhecimento das notas musicais, da percepção musical para o canto.

O contorno melódico

Precisamos ter uma definição muito precisa do contorno das melodias que cantamos. Saber exatamente quando sobem, indo ao agudo, e descem, em direção ao grave. As melodias podem ter caminhos sinuosos ou caminhos mais estáveis, mantendo a regularidade intervalar entre um som e outro.

Isso tem relação com a leitura de partitura, mas é, porém, uma questão ainda mais essencial que ler a pauta, diz respeito à consciência plena dos parâmetros do som, é a habilidade de reconhecer a diferença entre os sons que deseja cantar. É preciso ter isso bem definido na mente antes de começar a entoar as melodias.

Antes de cantar é importante que você observe cada nota musical como um ponto a ser percorrido. Ligando os pontos, formamos uma melodia. Entendendo os pontos, delimitamos o contorno melódico.

As sílabas são notas musicais

No canto, as notas são definidas pelas sílabas das palavras. As vogais formam as notas. As consoantes são ruídos que dão sentido às palavras conforme são combinadas às vogais.

Ditongos e elisões podem tornar isso confuso, pois levam duas vogais para uma só nota. É importante observar as semivogais dos ditongos, pois sempre terão duração menor. Nesses casos, focamos nas vogais tônicas.

Os pés métricos das frases ajudam a definir o ritmo da melodia, de acordo com as sílabas tônicas de cada palavra.

Gráfico para cantar afinado

Ouça o exemplo abaixo:

 

Recite o texto algumas vezes dentro do ritmo da música para fixar. Depois, construa um gráfico com as alturas, observando quando a melodia sobe e desce. Você vai chegar a algo como descrito abaixo:

 Gráfico fui passar na ponte

Enquanto você não for capaz de elaborar gráficos onde, ao menos, delimite a distância entre uma nota e outra, nunca terá certeza de que está cantando afinado. Isso não significa definir exatamente as notas, mas relacioná-las dentro de um padrão lógico que hierarquize as alturas.

Saber quais notas são mais agudas e graves em relação às outras é mais importante que nomeá-las.

Cantar afinado é acertar o alvo

Afinar é como um “tiro ao alvo”. Antes de atirar, precisamos saber o que pretendemos atingir. Como atingir algo que nem sabe como é?

Conheço muitas pessoas que estudam canto por anos e jamais atentaram para isso. Ficam num contínuo pernicioso que não define a evolução vocal, pois isso é feito a partir do alcance das notas de forma consciente.

Essas pessoas estão sempre alienadas diante do próprio desenvolvimento, pois não conseguem delimitar os próprios anseios nos estudos. Não obtém recursos para definir objetivos claros a serem alcançados.

Por isso, resolvi criar o Auravox, um método que potencializa as dificuldades do canto a partir de ferramentas digitais que possibilitam um trabalho sinestésico.

Com este método, além de exercitar a técnica vocal, os alunos conseguem definir exatamente o que conseguem fazer, onde precisam chegar e como definir as próprias metas no estudo.

Observe a mesma melodia que disponibilizei acima no gráfico abaixo:

Método Auravox para cantar afinado

Este é o Song Maker, uma das ferramentas centrais do método Auravox, um recurso do Chrome Music Lab, feito pelo Google, para ajudar as pessoas a aprenderem música on-line.

Além de conseguir ouvir e ver o contorno melódico, você pode diferenciar cada nota musical a partir das cores, ligando a experiência sensorial da afinação com a visão, permitindo criar conexões cerebrais que ativam a consciência melódica.

Com essa e outras ferramentas, tenho ajudado os alunos a elevarem a consciência vocal desenvolvendo a afinação e a técnica vocal eficiente, adquirindo todo o aparato necessário para saberem quando estão cantando corretamente.

Conheça o método Auravox. Acesse o link abaixo e desenvolva a sua voz sem traumas:

QUERO CANTAR AFINADO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?