Canto coral e solfejo: aprenda a ler partitura

Tempo de leitura:
Canto coral e solfejo são a melhor maneira de você aprender a ler partitura.

Você sabia que aprender o solfejo no canto coral é a melhor maneira de desenvolver sua musicalidade? Sabia que essa é uma das habilidades mais negligenciadas pelos músicos? Já observou que poucas pessoas possuem um método realmente eficiente para ensinar a solfejar?

O infamado solfejo

Por conta da aplicação de métodos pouco funcionais aplicados por professores que não se prepararam para o ensino do solfejo, a prática ficou cada vez mais estigmatizada. Tanto para instrumentistas como para cantores. 

Chegou ao ponto das pesquisas atuais sobre o tema não adotarem mais o termo solfejo, por remeter a métodos traumáticos que, por não conseguirem ter aplicação prática, mais levam à repulsa do que ao objetivo final que é ler música de fato. Traduzir em sons aquilo que está escrito na partitura por meio da voz. 

Por isso, as pesquisas atuais usam mais o termo "leitura cantada", pois define melhor a prática de traduzir a escrita musical em sons entoados pelo canto. 

Fazendo solfejo no canto coral

  1. Desenvolvemos a leitura de partitura
  2. Melhoramos a expressão musical
  3. Afinamos melhor
  4. Ampliamos o conhecimento musical
  5. Aprendemos músicas mais rapidamente

Por que o solfejo no canto coral?

Assim, o ambiente natural do solfejo é o canto coral. Pois é uma atividade aonde estamos desprovidos do instrumento e cujo objetivo é a expressão musical pela voz. Atuando em um coral, somos constantemente inspirados pelos cantores e pelo maestro a nos expressar musicalmente pela voz. 

Quando essa atividade utiliza o solfejo como meio de leitura musical cantada, a habilidade de se expressar aumenta consideravelmente, mostrando como esta habilidade afeta diretamente na forma como nos expressamos musicalmente. 

Elementos do canto coral aplicados ao solfejo

Nas lives do Maestria XXI, mostro de forma simples por quê você precisa aprender a solfejar. Com recursos acessíveis pra desenvolver a leitura de partitura, deixo em evidência como o domínio do solfejo afeta diretamente na forma como você se expressa musicalmente. 

Esses artifícios vêm diretamente da prática coral. Quando aplicados à voz, trazem consciência musical, nos deixando mais expressivos. 

Assista uma live sobre o tema no link abaixo:

Aprenda a solfejar

Quer aprender a solfejar e ainda ter acesso a um coral on-line com toda a estrutura para elevar sua musicalidade ao próximo nível?

Então conheça a Comunidade Cluster!

Na Comunidade Cluster você terá acesso a um treinamento completo que vai desenvolver sua leitura de partitura a partir do solfejo. 

Dominando a leitura cantada, você poderá se expressar musicalmente por qualquer meio: pela voz, pelo seu instrumento e até pela escrita musical. 

Você vai desenvolver sua criatividade ao máximo, adquirindo subsídios para manifestar seu talento criador. 

Um trabalho essencial para intérpretes e compositores.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A COMUNIDADE CLUSTER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?