Canto coral on-line funciona?

Tempo de leitura:

Entenda como funciona o canto coral online com Rafael Caldas
Canto coral on-line é possível? Pra muita gente pode parecer impraticável, mas minha experiência mostra o contrário. Neste artigo vou mostrar até que ponto a prática do canto coral on-line funciona.

O canto coral online ficou mais popular com a pandemia

Com a pandemia, só foi possível praticar o canto coral online. Muitos grupos passaram a usar somente os meios digitais para exercer a atividade. As abordagens foram as mais diversas e muitos inventaram métodos, fizeram vídeos, criaram novos convívios e muito mais. Mas, será que esses métodos são suficientes para o desenvolvimento do cantor?

Se tivesse que dar uma resposta rápida para esta pergunta, diria com toda a firmeza:

“Canto coral on-line funciona e inclusive desenvolve o cantor mais do que a maior parte das abordagens presenciais”

Muitos iriam arregalar os olhos e dizer que sou louco por chegar a essa conclusão. Mas, observe que, antes da pandemia eu já pesquisava sobre o assunto, já fazia os primeiros experimentos e já sabia as ferramentas mais adequadas para o canto coral on-line. A quarentena foi a oportunidade para colocar a maior parte das minhas ideias em prática e experimentar tudo o que já vinha imaginando até então. O resultado foi exatamente o que eu esperava: Cantores muito mais capacitados e conscientes do que fazem.

Em que situação o canto coral online não funciona?

Muitos podem discordar e dizer que a experiência que estão obtendo com o canto coral on-line não está sendo positiva e que preferem o meio presencial. Eu só posso atribuir a dois motivos, para que isso aconteça: 1. Os cantores não têm interesse em aprender; 2. O regente não está sabendo usar o ambiente on-line para o trabalho.

Digo isso com toda a segurança, pois, assim que começou a pandemia, perdi e ganhei cantores. Aqueles que eu ganhei, até hoje estão comprometidos com o trabalho, e se desenvolvem cada vez mais. Dos que perdi, alguns desistiram porque a pandemia apertou a rotina e outros simplesmente porque não estavam dispostos a aprender mais para se desenvolver. Na verdade, nunca tiveram disposição para aprender.

Cantor de videokê

Costumo dizer que alguns cantores de coro se comportam como cantores de videokê. Cantar em um videokê é sempre divertido e você é livre para fazer como quiser. Pode extravasar, gritar, dançar, pular... Vale tudo. No final, você recebe uma nota e jamais saberá exatamente quais critérios o aparelho teve para medir sua performance. Se a nota for alta, vai comemorar o momento, se for baixa, vai colocar outra música, fazer as mesmas coisas, e esperar uma nova avaliação sem fundamento.

O cantor desinteressado é esse. Um “muito bem” do maestro é o suficiente para que fique satisfeito. Não importa se entendeu ou não os critérios tomados para a avaliação.

Baixa capacitação para o canto coral online

Boa parte dos recursos digitais mais eficientes estão disponíveis para o acesso de qualquer um. Empresas e mais empresas investem em recursos que facilitam a vida do professor e do aluno. No entanto, muitos regentes resignaram-se numa plataforma de videoconferência e ali descarregam sua erudição, ouvindo pouco os cantores e dando pouquíssimos recursos que proporcionam autonomia ao aprendizado dos cantores.

Além do preparo para lidar com o ambiente de trabalho, falta em muitos desses regentes o ímpeto que o professor deve possuir de sempre buscar a melhor maneira de transmitir o conhecimento e potencializar o aprendizado.

No canto coral on-line, a coisa é diferente: o grande diferencial está nas próprias ferramentas digitais que trazem um feedback preciso. Mas, o regente precisa ensinar os cantores a usar essas ferramentas e, alguns não estão dispostos nem a aprender a usá-las, o que dirá para ensiná-las.

Aprender a aprender é a principal vantagem do canto coral online

As ferramentas digitais de aprendizado são a maior libertação que um cantor de coro pode ter, pois o feedback que emitem dão autonomia e torna o cantor cada vez mais empoderado, capacitando-o a aprender de forma eficiente, e determinando quais critérios são os mais importantes diante de cada proposta.

Veja alguns atributos que você desenvolve de forma mais eficiente no canto coral on-line:

  • Consciência e precisão rítmica
  • Desenvolvimento contínuo da afinação
  • Apuro do ouvido harmônico
  • Conhecimento global do conjunto
  • Autonomia na atividade

Tecnologia para uma avaliação precisa

Muitos cantores não sabem onde erram. Não sabem quando desafinam, nem quando estão fora do ritmo. Muitos jamais tiveram a oportunidade de ouvir o som do próprio conjunto de forma isolada. Muitos precisam do maestro para fazer absolutamente tudo, não conseguem aprender nenhuma melodia sozinhos. A tecnologia, quando usada de forma eficiente, resolve todos esses problemas, capacitando e dando autonomia para o cantor ir mais longe. Trazendo recursos para que os erros possam ser identificados de forma eficiente e ampliando a experiência com o canto coral.

Assim, não é o canto coral on-line que funciona ou não, mas a maneira como os integrantes do conjunto trabalham para fazer funcionar. Se o cantor tem interesse em aprender, no momento em que reconhece os benefícios que as ferramentas digitais trazem, conscientiza-se de que se desenvolve muito mais com elas. Não porque está cantando on-line, mas porque está aprendendo a usar recursos que potencializam o aprendizado. Se o regente conhece as melhores ferramentas, sabe usá-las e sabe ensiná-las, somado ao interesse dos cantores, é natural o canto coral on-line funcionar bem. No fim, a competência dos atores conta mais do que o meio de trabalho onde atuam.

Se você tem interesse em saber mais sobre canto coral on-line, você precisa conhecer o Choir at Home. Um grupo moderno, que usa diversas ferramentas digitais de ensino-aprendizado e desenvolve todos os atributos que um bom cantor de coro precisa. CLIQUE AQUI e saiba mais

Leia também:

Como funciona o canto coral

O maestro, a mixagem e as ferramentas digitais de ensino

Coro virtual é fake?

A tecnologia é excludente?

Comentários

  1. Concordo com o maestro que não importa se é on-line ou presencial que vai fazer o aluno aprender; com um professor que não apenas saiba usar as ferramentas digitais mas que dê o suporte inicial necessário ao aluno, este se sente seguro e confiante em aprender cada vez mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Inscreva-se

Postagens mais visitadas deste blog

20 dicas de como estudar o repertório do seu coral