Como perder o medo de cantar

Tempo de leitura:

perder o medo de cantar

Como perder o medo de cantar: uma questão de método

Você tem medo de cantar em público? Acha que a qualquer momento vai receber uma vaia? Isso te retrai e impede de cantar suas músicas favoritas?

Antes de ficar “paranoico” é importante entender duas coisas:

  1. É impossível agradar a todo mundo;
  2. Isso só vai passar quando você estudar a ciência do canto.

Qualquer um pode cantar bem

Muita gente acredita que basta o talento para cantar bem, mas isso não é suficiente. Só ficamos inseguros quando estamos em território desconhecido.

Normalmente, as pessoas que acreditam no talento não buscam o conhecimento e sempre esperam o julgamento de alguém sobre estar cantando corretamente.

Mas, esse alguém, normalmente, é dotado de conhecimento equivalente (NENHUM!). É aí que começa a insegurança.

Só tem medo de cantar quem não sabe o que está fazendo

O medo de cantar surge quando não temos certeza do que estamos fazendo. Assim, sentimos vergonha e reprimimos nosso desejo.

Ora, quem sabe o que está fazendo não tem medo de realizar a função. Toma todos os devidos cuidados, mas tem segurança do que faz.

Imagine um eletricista que deixa de exercer a profissão por ter medo de tomar choque; um técnico de informática que tem medo de acessar a internet; um cirurgião que tem medo de operar um paciente.

Todas essas profissões possuem riscos, mas todos são devidamente capacitados para exercê-las com segurança.

No canto não é diferente. Se deseja cantar sem medo, é preciso investir em conhecimento. Obter ferramentas que permitam estar seguro do que está fazendo.

Só temos medo do desconhecido

São as dificuldades que trazem medo. Quando você detém o conhecimento, você deixa de pensar “eu acho que estou cantando bem” e passa a dizer “eu sei como fazer bonito”.

As técnicas básicas do canto servem justamente para lidar com as dificuldades. São manobras que trazem segurança, evitando lesões e dando a certeza do que fazer para dar certo.

Aprendendo a ciência do canto, sabemos quando estamos certos e errados. É isso que traz segurança para fazer sem medo.

Todo  profissional da voz sabe fazer isso. E se você quer chegar a esse ponto, é preciso investir.

Você vai perder o medo de cantar agora

Vamos aplicar isso na prática. Ouça o exemplo abaixo:

Você provavelmente será capaz de repetir esse trecho sem muita dificuldade.

Chamo a isso de método papagaio. O aluno simplesmente ouve e repete a melodia espontaneamente, sem pensar muito sobre a construção dela.

Mas toda melodia possui um contorno. Traços em diversas direções, que sobem e descem conforme a ideia sonora é construída. É a troca das notas mais agudas e graves e a duração que imprimimos a cada uma delas.

Construindo um ambiente seguro

O primeiro passo para cantar com segurança é entender essas direções. Veja no gráfico abaixo a diferença de alturas entre as notas. As que estão mais altas são mais agudas, as que estão mais baixas, graves.

gráfico para perder o medo de cantar

O contorno melódico bem construído mostra exatamente a interação entre as notas e te deixa mais seguro sobre estar cantando corretamente.

Não conseguimos ver a música,é efêmera, sem forma. Recursos que permitem a visualização gráfica permitem fazer as relações que somente pelo som não são evidentes.

Por isso, a importância de construir um contorno melódico, para lhe dar segurança. Dando a certeza de como cantar corretamente. Fazendo você perder o medo de cantar.

Como cantar no ritmo certo

Entender as alturas não é suficiente. Temos que saber a duração das notas. Não são todas exatamente iguais. É preciso compreender o ritmo.

Neste exemplo, há pesos que são distribuídos de forma uniforme nas sílabas mais fortes. Os apoios do ritmo estão nas sílabas tônicas.

Vamos mapear as frases e observar a simetria em que aparecem as sílabas mais fortes. Essa simetria nos dará o compasso da música.

Eu sou pobre pobre pobre

De mar marré mar

Eu sou pobre pobre pobre

De mar de ci

Entendendo a forma

Observando as sílabas tônicas, vemos que cada frase possui dois compassos. E todas iniciam em tempo fraco, levando ao tempo forte. Chamamos isso de anacruse.

São duas frases que podem ser divididas em duas partes. Então, podemos separar em quatro grupos melódicos.

Podemos chamar o primeiro de grupo pergunta, pois deixa uma expectativa, e o segundo, de grupo resposta, pois conclui uma ideia.

Fazer música é sempre brincar de criar expectativas. Algumas vezes confirmadas, outras, frustradas. A maior parte das melodias são construídas dessa forma. Como um jogo de ouvir.

O melhor recurso para cantar sem medo

Veja abaixo o contorno melódico de forma interativa. Ouvindo apenas as notas musicais dentro do ritmo. Ouça umas duas vezes e, em seguida, tente cantar junto.

Clique no botão azul (play) para ouvir a melodia.

Após todo esse percurso, tente cantar sozinho, sem nenhum acompanhamento. Grave a sua voz e ouça em seguida. Veja se o som que você ouve condiz com os gráficos.

Se sente mais seguro para cantar agora? Com as ferramentas certas, qualquer um pode cantar bem sem passar por traumas.

O melhor método para perder o medo de cantar

Os recursos que você usou fazem parte do método Auravox. Com este método você vai aprender as técnicas necessárias para cantar qualquer coisa, usando os melhores recursos para acabar com o medo de cantar.

O Auravox é o resultado de uma longa jornada trabalhando com alunos de canto e com corais amadores. Ensinando pessoas que nunca cantaram a cantar de forma correta, segura e agradável.

Quer conhecer mais exercícios como esse e elevar sua consciência no canto? Acesse o link abaixo e encontre o caminho certo para você perder o medo de cantar.

QUERO PERDER O MEDO DE CANTAR

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?