Entenda os benefícios do canto coral

Tempo de leitura:
entenda os benefícios do canto coral para a vida

Muita gente conhece o canto coral como uma atividade cheia de benefícios. Dentre eles, os que chamam mais atenção são:

  1. a saúde,
  2. a socialização,
  3. a criatividade,
  4. a musicalização,
  5. o lazer.

Será que você, que já canta em um coral, realmente aproveita os benefícios que o conjunto oferece? E você, que ainda não canta, será que seus interesses se encaixam na proposta? 

Se você tem interesse no assunto, leia esse artigo até o fim e entenda como funcionam os benefícios do canto coral e se a atividade realmente atende às suas expectativas.

Terapia e terapêutico

O canto coral é uma atividade popular por trazer diversos benefícios, muitos deles, inclusive, terapêuticos. Com essa atividade é possível ter uma vida mais saudável, desenvolver habilidades de socialização, aprender música, se divertir. No entanto, há uma máxima que eu sempre gosto de frisar:

"Nem tudo que é terapêutico é terapia."

Canto coral não é uma terapia para nos fazer felizes. Acima de tudo, canto coral é música. O canto e a música, que movem a atividade, é a sua principal finalidade. Se você está entrando em um coro, mas não gosta de cantar, nem de fazer música, definitivamente, o canto coral não é para você. Observe que escrevi "fazer música", o que é muito diferente de apenas "gostar de música". 

É difícil encontrar alguém que não goste de ouvir música, mas fazer música exige mais comprometimento. Aprender os fundamentos teóricos, as técnicas vocais, desenvolver o senso de conjunto. Todos esses aspectos são básicos para fazer o canto coral e devem ser o ponto de partida de qualquer integrante, pois todo o coral parte dessas premissas.

A saúde pelo canto coral

Todo coral tem o objetivo de fazer música. Então, todos os benefícios partem do fazer musical e do canto em si próprio. Não adianta cantar em um coral pensando que vai ser mais saudável somente por participar. Você será mais saudável porque vai respirar melhor, vai descobrir seu corpo, vai ativar musculaturas estagnadas.

Exercitará sua mente, porque vai pensar nos ritmos, nas melodias, na combinação das vozes, na interação dos sons. Tudo isso é um trabalho neural incrível que somente a música pode proporcionar. Com o canto, os desafios são ainda maiores, pois mexem com o íntimo do nosso sistema motor. Esses atributos são desenvolvidos a partir do fazer musical, não simplesmente porque participamos de um coral. A atividade passiva, na realidade, não traz benefício algum, pois não ativa essas propriedades.

A socialização pelo canto coral

Tem gente que pensa que só de participar de um coral já está melhorando a qualidade de vida. Aí, avaliamos mais de perto e vemos que a pessoa nem se preocupa em estudar música, não se compromete com o conjunto. Imagina que o estado de presença é suficiente.

Do ponto de vista da socialização, os cantores inertes são um grande problema, pois afetam o andamento do trabalho, desestimulam aqueles que desejam aprender mais, e impedem o resultado de ficar bonito. Na verdade, perturbam a ordem do conjunto, saindo totalmente do objetivo fim da atividade que é, simplesmente, fazer música. A falta de comprometimento afeta o conjunto, pois impossibilita o fazer musical, criando impasses que estagnam o grupo e impedem o crescimento mútuo.

A criatividade pelo canto coral

A falta de postura ativa afeta inclusive a criatividade. Já ouviu aquele ditado:

"Nada se cria, tudo se copia."

O canto coral é um manancial de ideias musicais na qual podemos aprender muito, e inspirar nosso poder criativo. No entanto, para criar, exige técnica. Para aprender, exige conhecimento. 

De que adianta estar presente sem obter o conhecimento necessário para ser criativo? O talento pode até ajudar no desenvolvimento musical, mas não é suficiente. Temos que fazer um esforço para conseguir ir além. Sem esse esforço, o benefício da criatividade não vai existir.

O Lazer pelo canto coral

A diversão do canto coral está em fazer música de conjunto, assim como o de jogar vôlei está em colocar a bola no chão e fazer o ponto. A satisfação das atividades esportivas está em alcançar o objetivo fim, assim como o do canto coral está em fazer música. Qualquer outra finalidade além do fazer musical é um desvio de função.

O cantor que não se compromete com o fazer musical, na verdade, retira o lazer daqueles que têm como objetivo fim se divertir fazendo música. Impede o grupo de alcançar a satisfação pela finalidade da atividade que é, repito, fazer música.

A educação musical pelo canto coral

A maior vocação do canto coral está na educação musical. Não há nenhum educador reconhecido que retire a importância dessa atividade na formação do ser humano.É um dos principais instrumentos musicalizadores, pois não exige nada das pessoas, somente a voz. Para cantar não precisamos de nada, apenas daquilo que já temos desde que nascemos.

Desviar a finalidade do aprendizado musical é retirar do canto coral a sua essência. É desacreditar no poder transformador da educação como um todo. Um cantor que despreza a educação musical, despreza o canto coral como um todo.

Os benefícios do canto coral estão no fazer musical

Percebe que qualquer participação em um coral sem o objetivo musical retira todos os benefícios da atividade? Pensando em atender às necessidades do canto coral, otimizar o tempo e agregar as pessoas, criei o Choir at Home. Um coral que oferece as melhores ferramentas do ensino a distância que permitem o desenvolvimento musical, proporcionando a educação, a criatividade, a saúde e o lazer pela música.

Todos os benefícios do canto coral em um só lugar

Agora que você entendeu os benefícios do canto coral, observe por que criei um coral on-line prezando todas as vantagens listadas acima, otimizando cada uma delas ao máximo, sem exigir que você saia do conforto de sua casa.

O Choir at Home foi pensado para:

  1. Promover encontros semanais com atividades de tonificação vocal, cuidando de sua voz e dando as melhores referências para se desenvolver;
  2. Quebrar a barreira do espaço-tempo com atividades assíncronas que permitem a participação de cantores, em qualquer lugar do mundo, acessando todo o conteúdo no momento mais adequado e propício ao aprendizado;
  3. Estimular a criatividade através de atividades lúdicas com as ferramentas digitais mais avançadas para o ensino e o aprendizado da música;
  4. Capacitar os cantores no uso consciente dos materiais musicais, estimulando o uso de partituras interativas, o domínio da gravação, da grafia musical tradicional e alternativa, e da compreensão da música como um todo;
  5. Proporcionar o lazer a partir do objetivo fim do canto coral: o fazer musical proveitoso, que traz a satisfação pela apreciação do belo.

Se você chegou até aqui, com certeza é uma pessoa musical e interessada no assunto. Se gosta de cantar e deseja obter todos os benefícios que a atividade proporciona, acesse o link abaixo, conheça o Choir at Home e saiba mais sobre o projeto.

Comentários

  1. Excelente artigo. O canto coral é ótimo e por ser um espaço bem democrático, todos podem receber uma educação musical de qualidade e crescer juntos.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso Artigo! Muito esclarecedor! Adorei! O Canto Coral é uma excelente ferramenta de musicalizacao. Aguça os sentidos na percepção sonora através da polifonia e entrelaçamento das diferentes vozes em uma mesma harmonia... A Elza Lackchevitz fez um trabalho fantástico na Associação de Canto Coral utilizando o coral na musicalizacao infantil. Tive muita sorte de ter sido sua aluna e coralista ainda em criança. A Cleofe, onde estiver, está feliz em ver que você Rafael, com a sua competência, junto com o Jésus, estão dando continuidade com louvor ao belíssimo trabalho que ela iniciou na Associação de Canto Coral! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Artigo muito bom, maestro Rafael Caldas! Um estímulo para quem tem vontade de pertencer a um grupo coral!

    ResponderExcluir
  4. Me deixou com receio de participar, foram colocados muitos obstáculos para experimentar a atividade do canto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, se tens muitas objeções quanto ao aprendizado musical, ou mesmo à técnica vocal, tens de repensar sobre iniciar na prática. Sem estar aberto ao conhecimento, pode ser frustrante.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?