Canto Coral e Bossa Nova combinam?

Tempo de leitura:

Canto Coral e Bossa Nova combinam?
A experiência com o samba de uma nota só

canto coral e bossa nova funcionam muito bem

Muitos acham que bossa nova é só voz e violão, mas no canto coral vemos que isso não é verdade. Bossa Nova é piano, é sax, oboé, orquestra, big band. Também é voz e violão, e funciona muito bem para canto coral.

Com canto coral e bossa nova desenvolvemos:

  1. o conhecimento em harmonia;
  2. a consciência musical global;
  3. o senso de dissonância e consonância;
  4. o aprendizado musical lúdico;
  5. o conhecimento de gêneros brasileiros.

Canto coral e o ensino de harmonia

A formação mais comum para canto coral é a quatro vozes conjugando vozes femininas e masculinas, agudas e graves. Os chamados sopranos, contraltos, tenores e baixos.

Chegar nesse formato não é tão simples. É necessário desenvolver um bom uníssono, conhecer as combinações vocais, desenvolver conjuntamente o conhecimento e a sensibilidade harmônica. Há muitos pré requisitos para cantar a quatro vozes.

Há regentes que pegam cantores iniciantes que mal acompanham uma partitura, e já os colocam para cantar nesse formato. É uma tristeza, pois, se não faz um cantor traumatizado, faz um cantor alienado.

Vejo muitos cantores nesses trabalhos que cantam de ouvidos fechados, completamente insensíveis às combinações harmônicas. Já vi cantores, inclusive, tapando os ouvidos para manter a própria linha melódica.

Gente... Isso não é normal!!

Quem faz música de ouvidos fechados??

O canto em harmonia precisa ser consciente e prazeroso. A diversão nessa modalidade está em ouvir o outro. No canto coral, quando um cantor não quer ouvir o outro está tudo errado!!

Quando o regente legítima essa postura, dizendo: “faça a sua parte e esqueça a dos outros”, o compromisso com a atividade consciente é zero.

Bossa Nova e canto coral, o canto em harmonia

A técnica composicional da Bossa Nova foca nas dissonâncias dos acordes. Isso significa que, quando aplicada ao canto coral, desenvolvemos a sensibilidade para o que é consonante e dissonante em música. É um ótimo ponto de partida para entender harmonia. No Choir at Home fiz a música Samba de uma nota só no arranjo de Roger Emerson com o objetivo de desenvolver essa aptidão.

Como o título diz, a melodia é feita apenas com uma nota. Somente quando a letra fala sobre escalas que fazemos o sobe e desce das escalas musicais.

Só de cantar em uníssono a música proporciona amplo aprendizado, mas cantando em harmonia, aprendemos ainda mais.

Arranjo para canto coral e bossa nova

O arranjo de Roger Emerson começa em uníssono, como todo bom cantor deve saber cantar. Se as coisas não dão certo nesta primeira fase, nem adianta continuar.

Em seguida, as vozes abrem por grau conjunto, uma nota ao lado da outra, uma das formas mais fáceis de abrir voz e começar a cantar em harmonia.

Nessas aberturas, começam a entrar as dissonâncias e consonâncias somente a três vozes, para que os cantores entendam o que é uma tríade, três sons simultâneos, o mínimo de sons para ser considerado um acorde. Lembrando que cantar em coro quando não estamos em uníssono, a grosso modo, é fazer acordes com a voz.

O acompanhamento ao piano ajuda a manter a afinação, traz segurança para cantar e, ao mesmo tempo, referências para comparar as notas, observando as combinações possíveis. Mesmo músicos experientes necessitam dessa prática, pois, no canto coral, cada voz é apenas uma nota do acorde. Nesta situação, saber como cada nota funciona é fundamental para a consciência harmônica.

Bossa nova e o prazer em cantar em harmonia

O prazer do canto coral não está somente em cantar, mas em cantar combinando sons e formando harmonias com as vozes. Esse prazer precisa ser construído, com experiências progressivas, possibilitando o aprendizado paulatino e desenvolvendo a consciência harmônica pouco a pouco.

Não há uma sensibilidade inata para harmonia. Por mais talentoso que o cantor seja, necessita de um momento onde a consciência é trabalhada.  O canto coral precisa ser visto como um potencializador desse talento, sem segregar aqueles que possuem dificuldades.

Capacitação para cantar em harmonia

Regentes que fazem o repertório em harmonia sem desenvolver a consciência nos cantores, normalmente focam naqueles que possuem maior sensibilidade e esperam que os que têm mais dificuldades se espelhem neles.

Essa relação não costuma acontecer de forma espontânea. Para muitos é um processo traumático, pois dá mais ênfase ao talento que à ciência. Tira da música o status de disciplina que é culturalmente construída, logo, aprendida.

Quem mais precisa de ajuda e método são aqueles que possuem dificuldades. Por isso, jamais faço repertórios a quatro vozes quando percebo que a consciência harmônica do conjunto é baixa. Eu sei que, nesses casos, a experiência não trará amplo aprendizado e reforçará as inseguranças.

Precisamos ter segurança em cantar sempre. Saber o que estamos fazendo o tempo todo, sem ter de se ancorar nos outros. O regente precisa prover essa autonomia. Conhecimento é sempre empoderamento, inclusive na música.

Um coro com foco no aprendizado

Por isso, no Choir at Home o foco é o aprendizado musical. Sabemos que esse aprendizado traz prazer, pois a experiência consciente proporciona a beleza sonora. E é essa beleza que traz a satisfação. Ninguém fica satisfeito com algo mal feito. O canto é um presente. Damos às pessoas nossa voz. Ninguém gosta de presentear com algo de má qualidade.

No Choir at Home os cantores possuem as ferramentas digitais de ensino mais avançadas, proporcionando um aprendizado consciente e trazendo diversão a partir da satisfação com o fazer musical. O resultado pode ser visto na qualidade sonora do grupo. Veja no vídeo abaixo a música samba de uma nota só feita pela grupo:

Participe de um coral você também:

O Choir at Home produz vários vídeos como esse. Em média são lançados dois vídeos por mês com repertórios de diversos gêneros. Acreditamos que a experiência musical plural faz cantores mais conscientes, felizes e eficientes.

Quer saber mais sobre o conjunto? Acesse o link abaixo:

Comentários

  1. Texto bem didático mostrando o que é cantar em coro e como as dissonâncias caem bem na música coral. O Choir At Home vem mostrando um repertório variado para você conhecer as nuances do Canto Coral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?