Curso de canto coral existe?

Tempo de leitura:
curso de canto coral é ótimo

Já ouviu falar em curso de canto coral?

Se você já cantou em um coral deve estar pensando: tem como organizar algum conteúdo programático a ponto de ter algo organizado para uma atividade tão prática?

Em um curso de canto coral você usufrui de

  1. organização e planejamento; 
  2. um projeto pedagógico;
  3. uma sequência lógica de aprendizado;
  4. um treinamento adequado para suas necessidades;
  5. controle sobre seu aprendizado.

Escola de canto coral

Existe escolinha de futebol, correto?

Há algum tempo atrás, escrevi um artigo que compara o futebol com o canto coral, mostrando que a postura profissional aumenta o valor do trabalho, mesmo em grupos amadores.

O futebol também é uma atividade essencialmente prática, mas todos concordam que, sem organização e planejamento, jamais poderia se profissionalizar.

Há alguns jogadores que são revelados nas “peladas” de fim de semana, mas, hoje em dia, isso é cada vez menos comum. Vemos meninos treinados nas divisões de base que, conforme se desenvolvem, são inseridos no meio profissional.

Foi assim com Ronaldo, Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar. Todos treinam em divisões de base desde pequenos.

Coro escola

Enquanto o canto coral estiver na lógica da pelada, jamais será reconhecido como atividade cultural. Além disso, os integrantes sempre estarão em níveis mais baixos de capacitação. A postura amadora só apequena a atividade, torna despretensiosa e, consequentemente, irrelevante.

Daí, a importância de uma organização curricular que faça do coro uma escola: um curso de canto coral. Para que, de fato, as pessoas parem de jogar somente a “pelada coral” e se desenvolvam globalmente para a função.

Conteúdo programático

O canto coral exige uma formação musical ampla: conhecimentos teóricos, harmônicos, estruturais. Exige controle vocal, autoconhecimento, percepção, memória.

De todas as atividades musicais, talvez seja a mais completa, pois trabalha a musicalidade de forma plena, alinhando conhecimentos musicais a expressões individuais que, quando combinadas, trazem a expressão integral. Por isso, a importância do canto coral para a formação do músico completo.

Objetivo de um curso de canto coral

Entretanto, o ensino de canto coral ainda é muito informal. Muitos nem consideram atividade educativa, mas terapêutica, ou de lazer. Também pode ser, assim como qualquer esporte, mas esse não é o objetivo fim.

O objetivo do canto coral é fazer música, assim como o do futebol é fazer o gol. Para isso, são feitas diversas preparações, para que seja feito da melhor forma possível.

Ninguém joga futebol dizendo que não quer fazer o gol, só quer relaxar. Ninguém luta karatê dizendo que quer apanhar.

Informalidade

Sempre me traz alguma indignação ouvir um cantor dizer que não quer aprender música, só quer relaxar. Isso mostra que não está nada alinhado à finalidade essencial da atividade. Pior ainda é quando esse é o objetivo do regente.

A diversão, tanto da música como do esporte, está no alcance do objetivo. A satisfação precisa ser nesse sentido. Qualquer outro benefício deve ser visto como mero efeito colateral.

A informalidade e a falta de compromisso com o aspecto musical da atividade faz com que o canto coral seja algo que nem tenha cursos, pois não há estruturas engendradas, currículos estruturados, conteúdos de base.

Na maior parte dos grupos, tudo é feito de forma pragmática, sem muita reflexão pedagógica e, consequentemente, baixo desenvolvimento.

Curso de canto coral é possível

A maior parte dos educadores musicais têm o canto coral como o centro de suas aplicações. Fazer um curso de canto coral é perfeitamente possível. É uma atividade autônoma, possui diversos conteúdos próprios, e diversas abordagens possíveis.

Alguns podem pensar que isso é tirar a parte boa do ensaio. Mas, que atividade é prazerosa o tempo inteiro?

Mesmo o peladeiro mais inocente sabe a importância de alongar e aquecer antes de jogar e sabe que, se não o fizer, pode ter lesões graves, gostando ou não.

Entender música para fazer canto coral é jogar conforme as regras. Ninguém joga sem saber as regras do jogo.

A consciência de que aquecer é importante, saber teoria é importante, ter controle sobre a voz é importante; todos esses elementos contribuem para potencializar o melhor momento que é fazer música de conjunto, torná-lo mais bonito, mais atraente, mais musical. Que mal tem nisso?

Compromisso

Para muitos pode ser doloroso demais, muito trabalhoso, a dedicação que não gostaria de ter. Não julgo, nem todos realmente querem tanto.

Entretanto, há regentes que, para não perder a renda, submetem o trabalho a essa postura. É aí que começa a cultura danosa, pois os alunos começam a assumir que a postura descompromissada é normal e que a atividade é assim mesmo.

Não é normal um coro que se apresenta desafinado.

Não é normal passar 2 anos cantando em um coro e não conseguir ler uma nota na partitura.

Não é normal um ensaio que em nenhum momento ensina teoria musical aos cantores.

Não é normal repetir 500 vezes o mesmo trecho musical e não conseguir aprender.

Não é normal cantar músicas a quatro vozes sem saber harmonia.

Não é normal pisar no palco sem saber a música.

Esses absurdos não podem ser admitidos como comuns. É claro que não há como todos dominarem tudo isso de uma vez. A própria prática coral desenvolve esses atributos.

Embasamento pedagógico

Somente a abordagem educacional fará o canto coral se desenvolver nesse sentido.

Somente o planejamento pedagógico pode, enfim, capacitar os cantores nos atributos básicos que o canto coral precisa ter. Somente um curso de canto coral pode fazê-los dominar os rudimentos musicais básicos.

Curso de canto coral on-line

O ambiente virtual é um dos melhores lugares para fazer isso, pois, é um espaço onde podemos estender o tempo que falta nos encontros para o aprendizado musical com aulas gravadas, capacitando no uso de ferramentas digitais que otimizam o aprendizado. Pelo canto coral on-line é possível organizar um conteúdo com noções básicas que podem ser aprofundadas nas atividades práticas.

Um curso de canto coral para você

No Choir at Home além do repertório temos um programa de treinamento cíclico que traz toda a consciência do desenvolvimento vocal. Um programa que trabalha a técnica vocal para o canto coral com total conexão com o repertório.

Além disso, temos aulas gravadas que ensinam a parte musical e elevam a compreensão. Tudo isso inserido em uma plataforma que você pode ter acesso em qualquer dispositivo.

Além de se divertir cantando, você vai aprender música de forma global e ainda vai aprender a gravar sua voz como um profissional.

A metodologia TELA permite um trabalho em equipe de forma lúdica e assíncrona. Com atividades flexíveis, permite que você trabalhe no seu tempo sem afetar o grupo e mostre apenas aquilo que acha que está pronto para ser visto, evitando constrangimentos.

Acesse o link abaixo e saiba mais:

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CHOIR AT HOME

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

20 dicas de como estudar o repertório do seu coral