Como fazer parte de um coral

Tempo de leitura:
Faça parte de um coral

Você já pensou em fazer parte de um coral? Gosta de cantar e acha que sua voz não está à altura?

Pois saiba que canto coral é uma das atividades mais acessíveis que existe e que, na maioria dos casos, está de portas abertas para iniciantes.

Você pode fazer parte de um coral

  1. na sua igreja;
  2. na sua escola, faculdade, universidade;
  3. na sua comunidade;
  4. na sua empresa;
  5. criado por você mesmo.

Canto coral para iniciantes

Acontece que canto coral é uma atividade essencialmente amadora. A maior parte dos grupos é composto por pessoas que gostam de música, mas não têm conhecimento profundo.

Portanto, não se intimide só porque está ouvindo um vozeirão quando o grupo está cantando, pois, aquele sonzão, na verdade, é o resultado do somatório de diversas vozes, muitas delas muito menores do que você pensa.

Isso ocorre pois, antes de inventarem os aparelhos de som, o botão do volume não existia e, muitas vezes, era preciso de mais intensidade, especialmente em espaços amplos e abertos. A adição de vozes aumenta a amplitude do som e o torna mais forte. Por isso, um coral faz um barulhão.

Um trabalho de equipe

Esse barulho só é possível com muitas pessoas e é por isso que, quando aparecem novos integrantes, os olhos dos maestros chegam a brilhar. Todos sabem que é mais uma força.

Costumo dizer que um coral é como um grande fardo a ser carregado. Os cantores mais experientes compõem um núcleo que está imediatamente embaixo do fardo, isto é, carregando o coro e mantendo-o equilibrado.

Os novos integrantes chegam pelas bordas e vão se integrando aos poucos. Por isso, um coro sem núcleo sempre é mais difícil de vingar. O núcleo pode ter vários tamanhos, e é o que garante a entrada de novos integrantes, consequentemente, a continuidade do grupo.

Tipos de canto coral

Se você não é profissional, não há porque se preocupar. Os trabalhos amadores são bem mais comuns. Há coros de igrejas, de empresas, escolares, comunitários. Cada um com um mote diferente, de acordo com os objetivos propostos pelo regente, pelos cantores ou por alguma instituição mantenedora.

Coros de igreja costumam ser mais voltados para trabalhos religiosos; de empresa, para o bem estar e saúde ocupacional; escolares, para a educação musical, do ensino básico ao superior; comunitários, para associações, agremiações, condomínios e outras coletividades. Os corais independentes são formados por grupos com afinidades e ideias próximas.

Composição dos grupos

Os grupos podem ser compostos por crianças, adultos ou adolescentes; podem ser integrados somente por mulheres ou somente por homens; podem incorporar todos os gêneros e faixas etárias, juntos ou separados. É possível trabalhar com diversas formações.

Há vários tipos de coros, cada um à sua maneira. A grosso modo, podemos dividir entre profissionais, amadores e semiprofissionais. Os profissionais quando os cantores atuam apenas recebendo dinheiro, os amadores, quando atuam sem receber; e os semiprofissionais, que recebem quando há verba, mas também atuam gratuitamente.

Como fazer parte de um coral profissional

Os grupos profissionais possuem maiores critérios seletivos. Alguns promovem concursos para preencherem as vagas. Tem até coro custeado por dinheiro público, como, por exemplo, o Coro do Theatro Municipal, mantido pelo Estado do Rio de Janeiro; o coro da OSESP, mantido pelo Estado de São Paulo; e o Coral Paulistano, mantido pela prefeitura de São Paulo.

Há vários coros municipais, nos quais todos os integrantes recebem, porém, em alguns casos, somente o regente e os músicos acompanhadores têm salário e, em outros, todo o conjunto é composto por voluntários. Há também grupos que são mantidos pela iniciativa privada, como o coro sinfônico da OSB. Alguns possuem corpos estáveis, outros contratam por demanda.

Canto coral a distância

Com a pandemia, o canto coral on-line ficou mais evidente. Com propostas flexíveis, viabilizou o trabalho a distância e acabou com as barreiras do tempo e do espaço. Hoje em dia, é possível fazer parte de um coral sem ter de se preocupar em sair de casa. Alguns nem possuem horários de encontros fixos, tendo toda a estrutura gravada e transmitida nas plataformas de streaming e redes sociais.

Nesse modelo, a produção de vídeos é um dos principais meios de expressão. Os cantores costumam ser menos expostos, pois submetem apenas as gravações que têm certeza que desejam compartilhar, evitando constrangimentos. Mesmo os trabalhos tradicionais, agora, usam ferramentas digitais, que otimizam o trabalho e favorecem um desenvolvimento integral dos cantores.

Fazer parte de um coral é fácil

No Choir at Home, trabalhamos usando as ferramentas mais avançadas para a atividade coral. 

Com uma proposta organizada, tem um currículo que atende desde o cantor mais iniciante até o experiente, possibilitando um desenvolvimento musical global, tonificando a voz e dando toda a consciência necessária para cantar. Tudo isso, sem ter de sair do conforto e da segurança da sua casa e com toda a flexibilidade que a atividade a distância oferece, encaixando-se facilmente em sua rotina.

Acesse o link abaixo e saiba mais sobre o grupo

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CHOIR AT HOME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 dicas de como estudar o repertório do seu coral