Um Coral de Natal de um novo jeito - Noel Nouvelet

Tempo de leitura:

 Um novo coral de natal

Você gosta de coral de Natal? Sabia que o repertório natalino é riquíssimo? 

Boa parte das produções mais relevantes são feitas para esta festa que une povos, cessa guerras e traz momentos de reflexões para um mundo melhor.

Com Noel Nouvelet, pude explorar junto ao Choir at Home uma nova maneira de fazer um coral de Natal. 

Foi possível:

  • Aprender história da música;
  • Ter contato com uma língua estrangeira (francês);
  • Desenvolver o ouvido musical;
  • Fazer um paralelo entre tradição e modernidade;
  • Desenvolver a rítmica ativa.

Coral de Natal e pandemia

Com a pandemia, o jeito de fazer canto coral se diversificou e durante o Natal fizemos diferente. Os cartões de Natal foram substituídos pelas mensagens por redes sociais que, agora, podem ter pessoas cantando. 

Isso possibilita uma experiência única, favorecendo mais conhecimento musical e enriquecimento cultural. Com os recursos de hoje, é possível gravar vídeos com qualidade profissional e enviar para amigos e familiares. 

Significado de Noel Nouvelet

Noel é uma palavra usada desde o século XV para denominar versos natalinos franceses, que não eram usados durante a liturgia. Esses versos eram entoados com melodias de canções populares.

Com o tempo, Noel, que antes, era apenas um nome destinado a versos de Natal, passou a definir um gênero musical voltado para as festas do nascimento de Cristo. 

Em francês, a palavra noel significa Natal. Portanto, Noel Nouvelet, em português, é traduzido como um Natal novo. 

As palavras “noel” e "nouvelet" possuem a mesma raiz, ambas trazem o significado de coisas novas, chegada de notícias, novidades. Daí, a música remete à anunciação do nascimento de Cristo; evidencia a informação que Jesus nasceu em Belém.

Um novo coral de Natal

Neste ano, o Choir at Home iniciou a produção de vídeos natalinos com a música Noel Nouvelet, justamente para evidenciar essa nova forma de fazer canto coral. 

Um coral de Natal personalizado, com cantores, não apenas mostrando suas faces, mas também os seus adereços favoritos, cada um em sua forma de se expressar. 

O resultado é um grupo harmônico musicalmente e, ao mesmo tempo, mostrando suas características individuais. 

Um coral de Natal com produção assíncrona.

Com a liberdade de produzir de forma assíncrona, cada um no próprio tempo, foi possível aprender as músicas usando um método ultra eficiente que possibilita um aprendizado mais rápido e sem traumas.

Os cantores mostram somente aquilo que desejam, sem passar por nenhum constrangimento e tendo todo o tempo necessário para dominar a voz através das ferramentas digitais mais avançadas para o aprendizado musical.

O resultado, você pode ver no vídeo abaixo:

Participe de um coral de natal

Você também gostaria de participar de vídeos assim? Imagine o seu Natal enviando um vídeo como esse para amigos e familiares. Seria um presente único! 

Então conheça o Choir at Home e a metodologia TELA, que vai desenvolver sua voz, sua musicalidade e ainda vai lhe capacitar a gravar de forma profissional.

No Choir at Home, fazemos encontros sistemáticos por videoconferência e possuímos uma agenda de produção de vídeos, onde é possível organizar as atividades com flexibilidade, atendendo realidades e níveis diversos de aprendizado.

Tudo fica gravado e disponível para assistir quando você puder e quiser, sem comprometer o conjunto. A estrutura permite o ingresso no grupo a qualquer tempo, sem prejuízos. 

Você poderá participar de vídeos como o Noel Nouvelet e proporcionar uma experiência única para o seu Natal. 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CHOIR AT HOME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?