Aprenda a gravar a voz fazendo canto coral on-line

Tempo de leitura:
Gravar a voz fazendo canto coral on-line

Aprender a gravar é um atributo mínimo para cantores profissionais, porém, até há pouco tempo, alguns não desenvolviam esta habilidade. Com a pandemia, para dar aulas on-line e produzir trabalhos artísticos, gravar a voz se tornou fundamental. Mais do que aprender a gravar, precisamos ensinar os alunos a fazer isso.

Assim, o canto coral se tornou uma das melhores ferramentas para aprender a gravar a voz visto que, além das questões técnicas, a junção do conjunto dá aos alunos a visão de como um grupo musical funciona como um todo. Em verdade, o canto coral on-line pode capacitar os alunos a produzirem um álbum musical sozinhos.

Gravar a voz em colaboração

  • Desenvolve o senso crítico a partir da audição da própria voz
  • Permite observar como sua voz se harmoniza com o conjunto
  • Desenvolve o ritmo a partir da sincronia entre as vozes
  • Permite o contato com ferramentas que trazem feedback preciso e imediato
  • Aumenta a consciência global da música

Gravar a voz não é somente para especialistas

Aprender a gravar a voz nos dias de hoje não apresenta nenhuma dificuldade. Com um treinamento mínimo, é possível gravar com qualidade profissional, usando apenas um celular de média sofisticação. Se você deseja aprender a gravar sua voz, provavelmente está lendo este artigo com um equipamento que pode fazer isso muito bem.

É claro que esta abordagem precisa ser musicalizatória, com o objetivo, não só de capacitar os cantores a gravar sua voz, como ensinar música de forma global.

Abordagem educativa

Ocorre que, ao gravar sua voz para o canto coral, o cantor precisa não só estar afinado, como saber harmonizar a própria voz em perfeita sincronia com a dos outros integrantes. Esse processo estimula uma prática cada vez mais perfeccionista, fazendo do cantor de coro um expert na afinação durante o processo.

Além disso, o trabalho coral precisa ser executado em equipe, evidenciando um dos seus principais aspectos: a colaboração. Quando todos trabalham em equipe, tudo funciona melhor. Portanto, um coro capacitado musicalmente, e que sabe gravar, realiza as melhores produções.

Melhores plataformas disponíveis

Hoje em dia, as melhores plataformas digitais possibilitam a colaboração on-line de forma otimizada e eficiente. Para produção fonográfica destacam-se o BandLab e o Soundtrap, duas plataformas gratuitas de produção musical colaborativa.

O Soundtrap possui um viés educacional, por possuir um design intuitivo, permite que qualquer leigo produza áudio com facilidade. Durante a pandemia, tive oportunidade de usar esta plataforma com diversos grupos corais e alunos de música. A experiência tornou os alunos mais conscientes da música como um todo e de sua parte em cada trecho musical.

O feedback é preciso, visto que há recursos que possibilitam observar as questões com precisão. Identificando os erros com apuro e apontando a direção para o acerto.

O design a favor da compreensão

Tudo em música é efêmero. É difícil apontar os erros com precisão para quem é leigo. Sempre temos que recorrer a figuras de linguagem, que nem sempre trazem a melhor referência. Com ferramentas digitais educativas, o design mostra de diversas formas o comportamento sonoro.

A onda musical traz bastante significado, bem como os sistemas MIDI que mostram gráficos onde as alturas (notas musicais) e a divisão rítmica são vistas de forma diferenciada, trazendo um feedback preciso e acessível.

O Google possui uma ferramenta chamada MusicLab que conjuga diversos recursos digitais onde é possível trabalhar as aptidões musicais usando ferramentas lúdicas e divertidas. Muitas delas são baseadas em recursos MIDI com um visual atrativo e intuitivo.

Se você se interessa em melhorar sua voz, sua afinação e sua consciência musical como um todo, o canto coral on-line é uma excelente escolha. O trabalho pedagógico nesta abordagem é muito eficiente, e traz o que há de mais avançado em tecnologia em prol do desenvolvimento musical.

Conheça o Choir at Home e experimente essas e muitas outras ferramentas que irão elevar suas aptidões musicais. Acesse o site abaixo e SAIBA MAIS:

CONHEÇA O CHOIR AT HOME

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo. Muito interessante. Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes comentários Rafael, gostei muito!!Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Os seus coros começaram a testar essas ferramentas para auxílio à prática do canto coral e mesmo com a falta dos ensaios presenciais no momento, os resultados das gravações individuais têm sido muito bons! Muito bom e oportuno o seu artigo e o estímulo que você imprime nos seus coralistas com a descoberta de novas ferramentas para o aprendizado da música!

    ResponderExcluir
  4. Acredito e valorizo muito! A possibilidade de transformar algo ruim como a pandemia em musica, nao tem preço! Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?