Como tornar o aprendizado musical mais divertido

Tempo de leitura:
Rafael Caldas mostra como se divertir mais no aprendizado musical.

Ver a facilidade que grandes instrumentistas possuem na hora de tocar é inspirador, entretanto, a disciplina para chegar no ponto de um grande músico é enorme, mas, nem todos têm paciência para lidar com o processo. O aprendizado musical exige assiduidade, e nem todo o processo é prazeroso.

Nesta postagem, vou mostrar como tornar seu aprendizado mais divertido, mesmo nos momentos mais enfadonhos.

Aprendizado musical e método

Quando começamos a estudar música ficamos empolgados. Nesse momento, é comum desejar abraçar o mundo, e estudar tudo o que for possível, mas não existe quem tenha energia para isso.

Portanto, seja metódico: separe um momento diário para estudar música. Caso queira estudar mais que uma hora, mantenha intervalos de, pelo menos, 10 minutos a cada 40 minutos de estudos. Não passe de 50 minutos estudando sem parar.

Tempo de amadurecimento

Música é uma atividade que liga mente e corpo. Não basta somente entender como funciona, é necessário colocar em prática. É importante ser consciente do que fazer. Por isso, precisamos respeitar nosso tempo de aprendizado e entender como nosso corpo reage a isso.

Muitas vezes, compreendemos bem, mas, a limitação motriz pode impedir de fazer. Atividades como dança, artes marciais, yoga, técnica de Alexander e outros trabalhos psicomotrizes podem trazer a diversão que falta para desenvolver esta parte.

Dê tempo para o amadurecimento musical acontecer, já que este está ligado a diversas competências, que precisam ser trabalhadas em conjunto.

Aprendizado musical global

Não estude somente a mesma coisa.

Muitas pessoas fixam o estudo somente no instrumento, mas, a música exige conhecimentos globais como teoria, percepção, harmonia, canto, história da música e da arte. Portanto, é sempre mais rico e divertido variar. Coloque uma atividade extra entre aquelas sobre as quais deseja ter foco. Se estuda um instrumento, separe alguns momentos para ver algo sobre a história, ver algum grande instrumentista tocando, ou desenvolver outras habilidades como percepção e teoria musical.

Cuidado para não se distrair com atividades que não são o fim e inverter a proposta. História da música, biografias e outros aspectos são importantes, mas, lembre-se que seu objetivo é estudar música, não conhecimentos afins.

Ritmo e diversão

Muitos ritmos podem ser difíceis de trabalhar, mas quando mudamos de contexto, vemos por outra ótica. Integrar baterias de escola de samba, grupos de maracatu, olodum, jongo, capoeira, entre outras atividades, pode tirar a monotonia repetitiva de aprendizado de um ritmo, e levar para algo bem mais divertido, onde acontece de forma mais espontânea.

Melodia e diversão

Muitas vezes, temos dificuldade de aprender uma melodia por não saber cantar, ou por ter vergonha da própria voz. Essa postura é ruim para a música, pois, o canto é essencial por ser  elemento básico de comunicação musical. Integrar corais, grupos vocais, cantar em videokê e manter a voz em atividade é fundamental para se divertir na hora de aprender melodias.

Métodos ativos de aprendizado musical

Os métodos tradicionais de ensino costumam ser mais enfadonhos. Busque métodos que trabalhem a consciência musical de forma ativa, que liguem mente e corpo de forma interativa.

Métodos como Kodaly, Orff, Gazzi de Sá, O passo, entre outros, costumam desenvolver a musicalidade de forma ampla e educativa, sempre priorizando o aspecto lúdico, o que traz mais diversão.

Esteja sempre atento aos métodos pedagógicos utilizados pelo seu professor. Pergunte as referências que ele tem para saber mais como está engajado nas metodologias ativas do ensino de música.

Acompanhe as aulas do Maestria XXI

Se você tem interesse em aprender música de forma divertida, você precisa conhecer as lives do Maestria XXI. Nessas lives ensino música a partir das mais modernas ferramentas digitais de ensino. Uma musicalização ao alcance de todos.

As aulas públicas ficam disponíveis no YouTube de quinta a domingo e são permanentes para os integrantes do Choir at Home, sendo material de aprendizado dos cantores.

Inscreva-se no botão abaixo para receber as informações das aulas ao vivo por e-mail.

>>>>INSCREVA-SE NO MAESTRIA XXI<<<<

 

Comentários

Inscreva-se

Postagens mais visitadas deste blog

20 dicas de como estudar o repertório do seu coral