Live com coralistas - Soluções para tempos de Corona Vírus

Tempo de leitura:
“A vida é a arte do encontro,  embora haja tanto desencontro pela vida”
Vinícius de Moraes

Podemos afirmar que o momento atual é um baita desencontro que apareceu na nossa vida, mas isso seria um equívoco. Quando o carnaval passa e parece que os ensaios irão deslanchar, de repente, tudo para. Motivo: Corona Vírus. Até então, pra mim, corona era marca de cerveja. E das ruins! Há quem discorde. Eu não ligo. Mas, todos concordam que esse vírus tá causando um baita prejuízo. Não apenas financeiro, mas atrapalhando o que eu e os coralistas mais gostamos de fazer: Nos reunir no fim do dia e cantar uns para os outros. Momento único que eleva o espírito e revigora a esperança de um novo dia mais próspero.
Neste momento difícil, está sendo necessário sair da rotina e, veja só, ficar em casa! Como se isso fosse rotina! Pois minha rotina é dar aulas e mais aulas e, no fim do dia, ensaio. Preciso ver gente diferente, aprender, ensinar, trocar. Enfurnado dentro de casa não é possível fazer nada disso.
Tudo foi de surpresa. Segunda e terça, fiquei meio confuso, especialmente pela creche do meu filho ter parado, afetando a rotina dele. Um dia inteiro apenas cuidando dele me fez refletir sobre como começar a ajeitar as coisas. Primeiro, organizar as aulas on-line individuais e de grupos. Rever todas as plataformas e traçar planos A, B, C, D, para os casos das plataformas não funcionarem por sobrecarga. Respirar fundo, e encarar de frente as dificuldades de quem não consegue lidar bem com a tecnologia, dispondo da melhor didática que está a meu alcance para orientar sobre como usar as ferramentas. Além da paciência com os momentos de conexão lenta.
Os alunos foram ótimos! Tiveram interesse em aprender e mostraram que, mesmo sem intimidade, com boa vontade, conseguem um pouco da esperança de um dia melhor com música.
Sim! A internet e a tecnologia possibilitam o encontro! Mas para o encontro acontecer, é preciso existir. O covid-19 forçou aqueles que escolheram não existir para a contemporaneidade a aparecer! E aquele que ainda resistir, está condenado a ser esquecido.
“Você pode alcançar a imortalidade, basta fazer apenas uma coisa notável.”
Johnnie Walker
A coisa notável precisa estar no mundo. E isso inclui a internet. Para existir na internet é preciso aparecer. Por isso, as lives serão abertas a todos que cantam comigo e enviarei links nos grupos e nas listas de transmissão do WhatsApp de cada coro com os temas de cada encontro. Após a fase COVID-19, as lives continuarão, talvez, mais esporádicas, de acordo com a minha disponibilidade. O importante é que esta situação inaugurou meu canal do YouTube que será mais um lugar para nos encontrar. Vinicius de Moraes aprovaria. Afinal, estou exercendo a arte do encontro.

Quer participar também? Entre em contato ou deixe um comentário com seus dados. Assim posso lhe adicionar às listas de transmissão. 

Comentários

  1. Isso mesmo, maestro! A tecnologia criada pelo homem precisa ser usado para beneficiá-lo nestes momentos críticos! Vamos mostrar que vai dar certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Maestro, parabéns pela iniciativa! É importante manter o elo do coro até que os ensaios presenciais e as apresentações possam ter retorno.

    Talvez, em uma outra etapa, haja a possibilidade de ensaios, ou por naipes, ou de todo o coral, utilizando-se de recursos da internet, tipo teleconferência, skype, etc.

    Por exemplo, participo de um pequeno grupo de estudo que, a partir desta semana, utilizou-se do skype para dar continuidade às atividades.

    É claro que a atividade de coral seria muito mais complexa, mas a internet sempre nos trás ótimas surpresas.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou estudando alternativas. Espero que dê certo.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Parabéns Rafael!
    Brilhante idéia!!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Rafael, é olhar para cima e para frente, sempre juntos. Obrigada por sua iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?