Resenha Coral - Amarcord - Coming Home for Christmas

Tempo de leitura:
A segunda postagem de Natal deste mês de dezembro é sobre o álbum natalino Coming Home for Christmas, gravado em 2011 pelo grupo vocal Amarcord. O álbum possui canções de natal tradicionais de vários continentes do mundo, mas o que chama a atenção não é apenas a beleza das músicas, mas a interpretação magnífica do grupo vocal em sua melhor forma.
Leia também: Resenha Coral - Cantique de Noël: French Music for Christmas - Choir of Gonville & Caius College

Amarcord

O Amarcord é um grupo vocal fundado em 1992 por cinco cantores provindos do Thomanerchor. O Thomanerchor, por sua vez, é famoso pela sua longevidade, - fundado em 1212, em Leipzig - e por ter em seu hall de regentes Johann Sebastian Bach. A grandeza desse coro, e de seu principal regente de todos os tempos, dispensa maiores comentários. Além disso, os cantores também fizeram masterclasses com os King's Singers; grupo vocal que completou 50 anos, revelando a influência que possuem no cenário musical atual.
Leia mais sobre os King's Singers em: Gold: The King's Singers lança álbum em comemoração aos 50 anoshttp://www.rafaelcaldas.com.br/2018/07/gold-kings-singers-lanca-album-em.html
O Amarcord se dedica principalmente ao repertório medieval e da renascença, mas também se dedica a obras contemporâneas, ou arranjos de canções tradicionais com roupagem mais moderna, como as do álbum Coming Home for Christmas. 
O grupo possui vários prêmios CARA - A Cappela Recording Award - oferecido pela The Contemporary a Cappella Society. Essa sociedade oferece prêmios para grupos vocais dedicados à gravação de discos à capela desde 1992. Além disso, o Amarcord possui prêmios por competições de grupos vocais, como a Olimpíada Coral, no qual obteve o primeiro lugar na edição de 2000 em Linz - Áustria. Também venceu competições alemãs como a Deutscher Musikwettbewerb e o Festpiele Mecklenburg-Vorpommern.
É interessante observar o quanto é comum na Europa, e nos EUA, a promoção de competições vocais e corais. O Brasil teve muitas iniciativas do tipo, como o prêmio MPB Shell que, até a década de 80, premiava corais. Hoje em dia, temos muitos encontros de corais, porém poucos concursos. Embora considere importante o clima amistoso promovido pelos encontros de corais, penso que os concursos contribuem muito para a excelência na interpretação coral e no reconhecimento profissional do artista. Ambos são importantes para a prática coral e favorecem a produção do gênero.

Coming Home for Christmas

Embora não fique claro em sua descrição, o álbum, ao buscar músicas que, apesar de possuírem um toque moderno e despojado, são familiares, parece pretender afetar a todos com suas canções de Natal, favorecendo uma experiência única ao ouvi-las.
O álbum possui canções da Finlândia, Suécia, Alemanha, Trinidad e Tobago, França, Nigéria, Polônia, Tirol, Inglaterra, Catalunha e EUA. Uma oportunidade de conhecer diversas expressões de outros países, em uma leitura única e específica. 
Se você quer ambientar sua ceia de Natal com sonoridades modernas e, ao mesmo tempo, agradáveis, Coming Home for Christmas é uma boa pedida.


Gostou da postagem? Deixe um comentário!

Comentários

Inscreva-se

Postagens mais visitadas deste blog

20 dicas de como estudar o repertório do seu coral