Existe resenha de música coral?

Tempo de leitura:


As resenhas de música são cada vez mais escassas e menos informativas. Boa parte dos autores dessa modalidade, pela ausência de conhecimento musical, focam mais nas trivialidades do que na música em si. O tema da postagem de hoje é: existe resenha de música coral no Brasil?


O que é uma resenha?

Segundo o dicionário Aurélio, fazer uma resenha é "referir-se minuciosamente" a algum assunto.
As resenhas de discos eram muito comuns durante a segunda metade do século XX, especialmente na década de 70, quando o vinil era o principal suporte de música gravada.
Nesse tempo, os textos eram publicados em jornais e revistas que custavam mais barato que os discos de música. Por isso, se tornaram populares rapidamente e podiam alavancar as vendas de um álbum ou destruir o trabalho de um artista.
As leituras das críticas eram sujeitas à brevidade que eram publicadas em relação ao lançamento do disco: quanto mais rápido o crítico ouvia o disco e escrevia sobre ele, mais rápido o público tinha acesso às informações.
Hoje em dia essa prática está incorporada às redes sociais e aos blogs, dando uma nova roupagem ao gênero literário e aplicando-o a realidade do século XXI.

O crítico de música

No século XIX a burguesia era rica economicamente, mas pobre culturalmente. Ávida pelo conhecimento dos nobres, buscava nos jornais informações sobre os concertos e óperas que estavam por vir. Intelecto no século XIX era demonstração de autoridade e prestígio dentro da alta sociedade: tudo que a burguesia precisava para se estabelecer como classe social das camadas superiores. O crítico de música foi figura preponderante nesse período, determinando os gostos e desenvolvendo a visão crítica do ouvinte.
Até hoje, muitas pessoas possuem dificuldades em definir opinião própria sobre um assunto e repetem o que leram numa crítica. O crítico de música, em muitos casos, molda a opinião pública e por isso é figura influente no sucesso de uma obra.

 

E a crítica de música coral?

A crítica de música coral existe, porém, no Brasil, ela ainda é tímida. Acredito que isso ocorra pela diminuta produção de concertos e super diminuta produção de álbuns corais. Gravar coral é caro e complicado: além da expertise musical, necessita de bons técnicos e equipamentos sofisticados.
Essa realidade está mudando, já que a tecnologia é cada vez mais acessível. De qualquer forma, o conhecimento técnico de produção fonográfica ainda é fator determinante para um álbum de boa qualidade. Além disso, a maioria dos cantores de coro são amadores e, por não se dedicarem profissionalmente à atividade, não buscam o aperfeiçoamento necessário para a empreitada. Nesses trabalhos, na maioria dos casos, não há o propósito de gravar, mas isso não impede que haja bons registros neste seguimento.
Gravar necessita de tempo, lugar amplo e silencioso que comporte um coral e, por ventura, uma banda ou orquestra e, principalmente, muita paciência!
Em alguns casos, quando o objetivo é granjeado com louvor, o plano de marketing é tão pobre e a limitação dos profissionais envolvidos é tão grande que as gravações sequer alcançam as plataformas digitais como spotify, deezer, itunes e, (pasmem!), youtube.
Com realizações profissionais tão limitadas, o crítico de música quase não têm material para desenvolver artigos literários de qualidade. Afinal, escrever sobre coros amadores não é atividade que um crítico queira se ocupar, embora seja de grande valia.
Há jornais, revistas e blogs brasileiros que publicam resenhas de álbuns e concertos corais, mas são tão poucos que ficam ofuscados pelas grandes produções do mercado.


E agora? Quem poderá nos defender?

A baixa produção coral no Brasil não é suficiente para justificar a ausência de crítica sobre o assunto. A produção no exterior é grande: tem muita gravação de qualidade e, mesmo assim, a mídia brasileira pouco se afeta. Por isso, usarei este blog para trazer resenhas de álbuns ligados à música coral, com uma facilidade que não havia na década de 70: o streaming de música. Você poderá ler aqui sobre um álbum coral e imediatamente ouvi-lo na sua plataforma favorita. Nem todos estarão nas mesmas plataformas, mas farei o máximo para referenciá-las nas postagens.

E aí? Gostou da ideia? Inscreva-se no blog e receba as atualizações por e-mail.
Deseja compartilhar alguma ideia? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. Muito legal. Realmente, tirando "críticas" de trabalhos de artistas midiáticos, quase não existe crítica musical aqui no Brasil, e, geralmente, quando não agrada a opinião dos tais artistas midiáticos, logo são abafadas.

    Muito bom ter um lugar com crítica de bons trabalhos musicais.

    Viva a música!

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Rafael.

    Há 12 anos atrás eu observei uma mudança brusca no canto coral, sobretudo com o aumento dos corais cênicos e a queda de corais a capella. (Não escreverei crítica neste sentido pois não tenho uma visão abrangente em termos de Brasil, minha visão é mais regional a respeito desse fenômeno.)

    Tive larga experiência com grupos extremamente organizados da Itália, como por exemplo o Coro della SAT, Crodaioli e Coro Alpino Orobica. Hoje esses grupos nos inspiram a realizar um trabalho com o Vox Uomini em Juiz de Fora. Resolvi em 2006 implantar a filosofia coral do canto de montanha italiano e comecei esse trabalho. Dificuldades logo apareceram, bem como as críticas, afinal um grupo de brasileiros cantando música popular dos alpes italianos não é algo que se veja de montão. Num cenário local do canto coral sendo majoritariamente compostos por corais cujos os repertórios são direcionados a MPB, nós distoamos ao subir aos palcos com um grupo vocal masculino, mestiço e com um trabalho organizacional e musical trazido da Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O canto coral no Brasil ainda tem muitos tabus para quebrar. O canto dos alpes é lindo e uma ótima maneira de se aproximar da natureza.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como funciona o canto coral?