O Coro Feminino PRÓ-MÚSICA e a Associação de Canto Coral – Produção Musical (1941-1950)

Tempo de leitura:


A minha dissertação de mestrado sobre os primeiros 9 anos de história da Associação de Canto Coral está disponível no academia.edu. Uma instituição com uma história incrível! Veja o resumo abaixo:


Resumo

Esta dissertação trata da produção musical da Associação de Canto Coral fazendo uso de críticas de jornal. Em função da abordagem Micro-Histórica buscou-se uma leitura dos documentos através dos fatos, interpretando-os a partir dos conceitos de “dirigismo cultural” e “corrupção das massas”. O material histórico utilizado é proveniente do Acervo Cleofe Person de Mattos e do Acervo da Associação de Canto Coral. Além das críticas de jornal, foram consultados os programas de concerto da época, atas, históricos e estatutos da instituição. O trabalho resultou na análise de parte da história da Associação de Canto Coral no período de 1940 a 1950.  
Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito parcial para obtenção de grau de Mestre, sob a orientação do Professor Dr. Silvio Augusto Merhy

Inscreva-se

Postagens mais visitadas deste blog

20 dicas de como estudar o repertório do seu coral